Refrigerantes

A Subcategoria Refrigerantes, apesar de estar sofrendo redução gradativa nas suas vendas ao longo dos anos, segue com maior share em faturamento de Bebidas Não Alcoólicas nas lojas de conveniência. O apelo a hábitos de consumo de alimentos e bebidas saudáveis, crescente na mídia e no estilo de vida das gerações Y e Z, é a principal causa dessa queda em participação.

Sendo sua contribuição nos resultados da loja bastante expressiva, o varejista deve ter atenção especial à sua gestão. Um dos desafios é estabelecer o espaço ideal a ser ocupado pelos refrigerantes nas geladeiras (em suas diversas marcas, versões, embalagens e sabores), que competem com as demais subcategorias, também tão abrangentes em suas ofertas.

Resultados de 2018 – Mercado Total de Lojas de Conveniência

  • Nas lojas que compõem o Mercado Total auditado pela Nielsen, o share de refrigerantes diminuiu novamente em 2018. Sua participação na Categoria de Bebidas Não Alcoólicas fechou o ano em 36,5% vs. 40,7%, em 2017.
  • A diminuição na contribuição em faturamento da Subcategoria nas lojas vem sendo gradativa ao longo dos anos: em 2012, seu share na Categoria de Bebidas Não Alcoólicas foi de 51,1%; em 2013, 48%; em 2016, 42,3%.
  • A Coca-Cola manteve a liderança entre os fabricantes. O segundo lugar foi da AmBev, seguida da Heineken, que adquiriu a Brasil Kirin em 2017. O ranking permaneceu o mesmo.
  • Em 2018, a liderança e o segundo lugar em vendas entre as marcas permaneceram iguais ao ano de 2017: COCA-COLA seguida de ANTARCTICA.

 

  • FANTA recuperou a 3ª colocação, perdida em 2016 para COCA-COLA ZERO, que em 2018 caiu para a 4ª posição. H2OH e SPRITE mantiveram a 5ª e a 6ª colocações, respectivamente.
  • No ranking de produtos da subcategoria Refrigerantes, as cinco primeiras posições se mantiveram as mesmas (2018 vs. 2017):
    • COCA COLA,PL.DESC.,2000/2249,REGULAR;
    • COCA COLA,LT.,350/399,REG,COLA,COCA-C;
    • COCA COLA,PL.DESC.,600/749,REG,COLA,C;
    • ANTARCTICA,PL.DESC.,2000/2249,REG,GUA e
    • COCA COLA ZERO,PL.DESC.,2000/2249,D/L.
  • A 6ª posição passou a ser de H2OH,PL.DESC.,500/599,D/L,LIM,PEPSI, antes na 10ª colocação.

Ranking Fabricantes - Refrigerantes

2017 2018
COCA-COLA CIA 1 1
AMBEV CIA 2 2
HEINEKEN 3 3
FRUKI LTDA 4 4
AGUA DA SERRA 5 5

Fonte: Nielsen

Ranking Marcas - Refrigerantes

2017 2018
COCA COLA 1 1
ANTARCTICA 2 2
FANTA 4 3
COCA COLA ZERO 3 4
H2OH 5 5
SPRITE 6 6
PEPSI 8 7
SCHWEPPES KO 7 8
PEPSI TWIST 10 9
ITUBAINA 12 10

Fonte: Nielsen

Ranking Produtos - Refrigerantes

2017 2018
COCA COLA,PL.DESC.,2000/2249,REGULAR 1 1
COCA COLA,LATA,350/399,REGULAR 2 2
COCA COLA,PL.DESC.,600/749,REGULAR 3 3
GUARANÀ ANTARCTICA,PL.DESC.,2000/2249,REGULAR 4 4
COCA COLA ZERO,PL.DESC.,2000/2249,DIET/LIGHT 5 5
H2OH LIMÃO,PL.DESC.,500/599,DIET/LIGHT 10 6
FANTA LARANJA,PL.DESC.,2000/2249,REGULAR 8 7
COCA COLA,LATA,201/289,REGULAR 13 8
GUARANÁ ANTARCTICA,LATA,350/399,REGULAR 9 9
H2OH LIMONETO,PL.DESC.,500/599,DIET/LIGHT 12 10

Fonte: Nielsen

“Consumo de Refrigerantes só deve apresentar recuperação em 2020

Desempenho da economia abaixo do esperado em 2018 adiou reação das vendas do produto que, em função da crise e da preocupação com a saúde, perdeu espaço para outras categorias”

“A perspectiva de melhora econômica pode trazer recuperação ao mercado de refrigerantes. No entanto, o produto deve enfrentar o avanço de outras categorias de bebidas, principalmente diante da maior preocupação do consumidor com a saúde (…).”

Publicado em 08/03/2019
Fonte: DCI – Diário Comércio Indústria e Serviços

Leia Mais

“Versão Coca-Cola café é lançada no Brasil

A Coca-Cola lançou sua versão com sabor de café no Brasil. Na última semana chegou aos supermercados do país, a Coca-Cola Plus Café Espresso, nome dado ao produto que terá 40% a mais de cafeína em relação à Coca-Cola original, e 50% menos açúcar (…).”

Publicado em 06/08/2018
Fonte: Notícias Agrícolas, publicada no site AbrasNet