Mercado em Crescimento

O segmento de lubrificantes é composto de aproximadamente 10 mil produtos registrados, 207 importadores e 117 produtores, que comercializam os óleos básicos e acabados no mercado brasileiro. O resíduo destes óleos usados ou contaminados, chamados de Oluc, são recolhidos em 4.252 municípios do país por até 22 empresas coletoras credenciadas. Estas destinam o produto a 15 Rerrefinadores autorizados, responsáveis pelo reprocessamento e transformação em óleos lubrificantes básicos.

Em 2018, o mercado brasileiro de lubrificantes acabados registrou uma recuperação nas vendas pelo segundo ano consecutivo, tendo atingido 1,299 bilhão de litros, o equivalente a um aumento de 2,9% comparado ao ano anterior. Mesmo ainda distante dos 1,447 bilhão de litros comercializados em 2013, o volume de vendas em 2018 sinalizou positivamente com um viés importante de retomada do crescimento deste mercado, após um período de queda entre 2014 e 2016.

AGENTES AUTORIZADOS

Fonte: ANP

LUBRIFICANTES ACABADOS X PIB

Fonte: ANP/IBGE

É possível destacar como a comercialização de lubrificantes acabados no mercado nacional é aderente à performance da economia brasileira. Neste período, as vendas registraram uma retração média 0,3% ao ano, enquanto o PIB reduziu, em média, 0,2% ao ano, indicando um alto coeficiente de correlação de 0,966.

Olhando mais especificamente para 2018, é possível associar que o cenário macroeconômico do país contribuiu diretamente para uma maior demanda por lubrificantes, tendo como pilares a curva de redução da taxa básica de juros e da inflação desde 2017, que produziram efeitos benéficos na economia. Entre tais efeitos destacaram-se o estímulo ao investimento por parte de empresas e a expansão das operações de crédito para pessoas físicas gerando maior consumo das famílias, apesar de uma taxa nacional de desemprego ainda elevada. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os gastos dos consumidores cresceram 1,9% no ano passado, já a formação bruta de capital fixo, que representa o quanto foi investido no setor produtivo, teve alta de 4,1% no período, sendo que máquinas e equipamentos registraram 15,4%.

Taxa básica de juros (SELIC) %

Fonte: Banco Central

Inflação IPCA

Fonte: IBGE e Banco Central

Mercado de lubrificantes

Deve ser considerado, ainda, que o resultado de 2018 poderia ter sido melhor se não fosse o cenário de incerteza política em relação à eleição presidencial de outubro e os 10 dias de greve dos caminhoneiros em maio, cujos efeitos pesaram sobre a atividade econômica. As associadas a Plural contribuíram com 79,5% das vendas totais de lubrificantes acabados em 2018.

MERCADO DE LUBRIFICANTES ACABADOS 2018 (%)

(1,299 bilhão de litros)
Fonte: FGV/ANP

Filtrar por:

Filtrar por:

* Em janeiro de 2018 foi iniciada a operação da ICONIC Lubrificantes S.A., joint venture formada pela fusão da Chevron Brasil Lubrificantes Ltda com a Ipiranga Lubrificantes S.A.