Lubrificantes Automotivos

Conforme já destacado acima, o volume de lubrificantes automotivos comercializados pelas associadas a Plural registrou um crescimento de 0,5% em 2018, totalizando 790 mil m3. Esta melhora esteve presente em praticamente todas as Unidades Federativas, exceto São Paulo, Paraná, Distrito Federal, Alagoas, Pernambuco e Rondônia.

Vendas por Região - Lubrificantes Automotivos



Fonte: FGV

Segundo dados do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), a frota nacional de veículos leves e pesados atingiu 73,6 milhões de unidades em 2018, representando um crescimento de 3,8% comparado ao ano anterior.

Fator determinante para este aumento foram os 2,57 milhões de veículos novos licenciados agregados a esta frota, com destaque para as regiões Norte e Centro-Oeste, que apresentaram crescimentos de 20,4% e 19,7%, respectivamente, em comparação com o ano precedente.

Para a frota nacional de 2 rodas a motor, o DENATRAN reportou um total de 27,1 milhões de unidades em 2018, representando um crescimento de 3,6% comparado ao ano anterior.

Frota Nacional de Veículos Automotores

Fonte: Abraciclo/Denatran

Licenciamento de Autoveículos por Região

Fonte: Anfavea

Por outro lado, a última estimativa do IBGE para a safra agrícola 2018/19 totalizou 228,8 milhões de toneladas de grãos, sendo 4,9% inferior a obtida no período 2017/18, com projeção de área colhida também menor em 187,7 mil hectares, impactando diretamente o consumo de lubrificantes para máquinas e implementos agrícolas.

Assim sendo, o crescimento de 0,5% nas vendas de lubrificantes automotivos pelas associadas a Plural em 2018 pode ser explicado pela combinação de 2 elementos antagônicos: a expansão da frota de veículos leves, pesados e 2 rodas, versus a queda da safra agrícola.