Energéticos, Isotônicos e Guaranás Naturais (ENIGs)

Desde que ingressaram no mercado brasileiro, isotônicos e energéticos tiveram seu espaço garantido nas geladeiras das lojas de conveniência, onde são vendidos na temperatura perfeita para consumo imediato. O consumidor reconhece o canal como competente na venda de tais produtos.

A variedade de marcas, sabores e embalagens resulta em um desafio para o varejista, que deve disponibilizar o espaço adequado para as subcategorias, que ainda competem com refrigerantes, águas, sucos, chás etc. O planograma é um quebra-cabeça difícil de montar, precisando de informação acurada para que a oferta atenda o comportamento de compra do consumidor.

Resultados de 2018 – Mercado Total de Lojas de Conveniência

  • Em 2018, a participação das subcategorias “ENIGs” na Categoria de Bebidas Não Alcoólicas cresceu 5,5 pontos percentuais versus 2017, no Mercado Total Nielsen, voltando ao patamar de 30% de participação em vendas, antes atingido somente em 2015.
  • No grupo, Energéticos representaram 79%; Isotônicos 14,7% e Guaranás Naturais 6,3%. Energéticos cresceram quase 3 pontos percentuais em share de faturamento.

Fonte: Nielsen

Energéticos

  • No grupo ENIGs, no Mercado Total de lojas, Energéticos dominam em participação nas vendas, tendo atingido o share de 79% em 2018 (76,3%, em 2017).
  • RED BULL, MONSTER ENERGY, CERVEJARIA PETROPOLIS e ULTRAPAN mantiveram, nesta ordem, suas colocações no ranking dos fabricantes. A GLOBALBEV, antes 6ª colocada, passou a ocupar a 5ª posição.
  • Em 2018, as 5 primeiras posições no ranking das marcas foram as mesmas de 2017, nesta ordem: RED BULL; MONSTER; RED BULL SUGAR FREE; TNT; e MOOD.
  • As 7 primeiras posições do ranking dos produtos também se mantiveram as mesmas (2018 vs. 2017): RED BULL, 250, REGULAR, LATA; RED BULL, 473, REGULAR, LATA; RED BULL, 355, REGULAR, LATA; MONSTER, 473, REGULAR ,LATA; RED BULL SUGAR FREE, 250, LIGHT/DIET/BAJO EN CALORIAS, LATA; TNT, 269, REGULAR, LATA; e MOOD, 269, REGULAR, LATA.

Isotônicos

  • No grupo ENIGs, Isotônicos representaram 14,7% no share de faturamento, em 2018, no Mercado Total Nielsen.
  • PEPSI, COCA-COLA, GRUPO PETROPOLIS, ULTRAPAN e GLOBALBEV formaram, nesta ordem, o ranking de fabricantes da subcategoria. A Pepsi Cia é o fabricante de Gatorade, sendo a comercialização/distribuição dos produtos feita pela AmBev.
  • No ranking das marcas, as três primeiras posições permaneceram com GATORADE, I9 POWERADE e POWERADE PRO.

No ranking de produtos, as cinco primeiras posições foram ocupadas pelos seguintes produtos:

  • MORANGO-MARACUJA, 500 ML, GARRAFA PLAST, GATORADE;
  • LIMAO,500 ML, GARRAFA PLASTICA, GATORADE;
  • UVA, 500 ML, GARRAFA PLASTICA, GATORADE;
  • LARANJA, 500 ML, GARRAFA PLASTICA, GATORADE;
  • TANGERINA, 500 ML, GARRAFA PLASTICA, GATORADE.

Guaranás Naturais

  • Em 2018, Guaranás Naturais perderam participação dentro do grupo dos ENIGs, atingindo, apenas, 6,3% de share em faturamento (vs.8,5% em 2017).
  • VITON 44/ BEBIDA GOSTOSA, 3HB DO BRASIL e LEAO JUNIOR ocuparam as três primeiras colocações em share no grupo de fabricantes. Segundo a Nielsen, o ranking foi o mesmo do ano anterior, porém a empresa mudou o critério descritivo dos fabricantes.
  • As marcas de Guaranás Naturais top em faturamento foram GUARAVITON, LEAO, GUARAVITA, GUARA MIX POWER e GUARA CAMP. Este último passou da 6ª para a 5ª colocação.
  • Os três primeiros produtos no ranking de vendas foram: GUARAVITON, 500 A 599 ML, GARRAFA PL, REGULAR, ACAI, VITON 44; GUARAVITON, 500 A 599 ML, GARRAFA PL, REGULAR, GINSENG, VITON 44; e GUARAVITA, 251 A 300 ML, COPO PLASTICO, REGULAR, NATURAL, VITON.

Share Subcategorias - Energéticos, Isotônicos e Guaranás Naturais (ENIGS) (%)

2017 2018
ENERGÉTICOS 76,3 79,0
ISOTÔNICOS 15,1 14,7
GUARANÁS NATURAIS 8,5 6,3

Fonte: Nielsen

Ranking Produtos - Energéticos, Isotônicos e Guaranás Naturais

2017 2018
RED BULL 250 REGULAR LATA Energéticos 1 1
RED BULL 473 REGULAR LATA Energéticos 2 2
RED BULL 355 REGULAR LATA Energéticos 3 3
MONSTER 473 REGULAR LATA
Energéticos 4 4
RED BULL SUGAR FREE 250 LIGHT LATA Energéticos 5 5
TNT 269 REGULAR LATA Energéticos 6 6
GATORADE 500 ML GARRAFA PLASTICA MORANGO-MARACUJA Isotônicos 9 7
GATORADE 500 ML GARRAFA PLASTICA LIMAO Isotônicos 7 8
GATORADE 500 ML GARRAFA PLASTICA UVA Isotônicos 10 9
MOOD 269 REGULAR LATA Energéticos 8 10

Fonte: Nielsen

Você consome energéticos? Conheça mais sobre a bebida

“Criadas na Ásia, as bebidas energéticas têm sido comercializadas cada vez mais desde a década de 70. Ao final dos anos 80, quando chegam à Europa, consolidam seu sucesso que, posteriormente, atingiria inúmeros outros países. Atualmente disponíveis para consumo em quase todo o mundo, essas bebidas oferecem diferentes sabores e a sensação de refrescância e energia. Sua segurança e controle de qualidade são regidos e atestados rigorosamente por diversas autoridades reguladoras (…)”

Publicado em 28/03/2018
Fonte: site da ABIR – Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas

Leia mais

Saiba mais sobre os energéticos

“São bebidas não alcoólicas com combinações de ingredientes que comumente incluem cafeína, taurina, vitaminas, bem como outras substâncias como glucuronolactona, aromatizantes e corantes. Os energéticos estão disponíveis em várias fórmulas e são oferecidos em uma variedade ampla de sabores e em versões com ou sem açúcar. Regularmente, uma lata de bebida energética de 250ml contém até 80mg de cafeína, o que é equivalente à quantidade da substância presente em uma xícara de café expresso.
MITOS E VERDADES SOBRE AS BEBIDAS ENERGÉTICAS (…)”

Fonte: site da ABIR – Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas

Saiba mais

Saiba mais sobre a funcionalidade das bebidas isotônicas

“As bebidas isotônicas são bebidas funcionais que, além de possuir seus nutrientes originais, contêm aditivos que interagem diretamente com o corpo, trazendo diversos benefícios. Feitas para o consumo durante ou após a atividade física, as bebidas isotônicas contêm uma mistura de ingredientes que visam repor vitaminas e sais minerais perdidos pelo corpo durante a prática esportiva (…)”

Publicado em 29/03/2018
Fonte: site da ABIR – Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas

Saiba mais

Saiba mais sobre os isotônicos

“O isotônico foi desenvolvido para repor os sais minerais perdidos pelo corpo humano durante a prática de atividades esportivas. Essa bebida, além de possuir nutrientes originais, contém aditivos que interagem diretamente com o corpo, trazendo diversos benefícios. O consumo desta categoria de bebidas tem crescido no Brasil. O consumo aparente per capita anual de bebidas energéticas e isotônicas evoluiu de 20 litros/habitante/ano, em 2010, para quase 35 litros/habitante/ano, em 2013. Esse aumento segue a macrotendência mundial da nutrição e funcionalidade.”

MITOS E VERDADES SOBRE OS ISOTÔNICOS (…)”

Fonte: site da ABIR – Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas

Saiba mais

PepsiCo lança Gatorade zero para reavivar venda de isotônicos

“A PepsiCo está lançando uma versão zero açúcar do Gatorade para recuperar consumidores na categoria de bebidas esportivas. O novo produto expande ainda mais o portfólio do Gatorade, unindo-se à versão orgânica e à de baixo teor de açúcar da bebida, em um momento em que a PepsiCo trabalha para satisfazer os consumidores que vêm se distanciando cada vez mais das bebidas açucaradas. A mudança de preferência representa um desafio para as marcas que dependem de adoçantes. O Gatorade, que responde por mais de 70 por cento do mercado de bebidas esportivas, enfrenta pressão de novos concorrentes, como a água de coco, feita de ingredientes mais simples. (…)”

Publicado em 19/04/2018
Fonte: site UOL Economia

Saiba mais
Leia mais
Energéticos
Leia mais
Isotônicos
Leia mais
Guaranás Naturais