Metodologia

Os dados de lojas de conveniência deste Anuário e das respectivas categorias que compõem o mix de produtos do canal são fornecidos pela Nielsen, que em sua análise apresenta os principais fabricantes e marcas do mercado total de lojas por ranking e, ainda, o TOP 10 de embalagens.

A Nielsen desenvolveu sua pesquisa nas lojas de conveniência no Brasil e analisou 24 categorias de produtos. Nessa classificação, de acordo com a metodologia de Retail Index que utiliza, as lojas de conveniência são aquelas onde o consumidor escolhe os produtos sem a intermediação de um vendedor ou balconista e tem como características fundamentais a presença de check-out e a localização dentro de um posto de serviços.

De acordo com o levantamento anual da Nielsen, em sua área de atuação são 8.030 estabelecimentos que operam em conformidade com esse conceito. Assim, estão fora do estudo as lojas de autosserviço de um a quatro check-outs, cinco a nove check-outs, dez a 19 check-outs, 20 a 49 check-outs, 50 ou mais check-outs, lojas tradicionais, bares e drogarias.

O Retail Index é uma metodologia amostral que representa o universo varejista como um todo, contemplando os principais canais de compra, incluindo o canal conveniência. Os dados são coletados por meio de inventário de lojas (storeaudit), realizado através de visitas regulares de pesquisadores Nielsen aos pontos de venda.

A metodologia utilizada pela Nielsen divide o Brasil em áreas de atuação. Com isso, define em sete as áreas que analisa, as quais representam 96% do potencial de consumo do país. São elas:

Área I: Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Maranhão e Piauí.

Área II: Minas Gerais, Espírito Santo, Estado do Rio de Janeiro, excluindo os municípios da área III.

Área III: Rio de Janeiro, Niterói, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Nilópolis, São Gonçalo, São João de Meriti.

Área IV: São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Guarulhos, Osasco, Embú, Taboão da Serra.

Área V: Interior do Estado de São Paulo, excluindo os municípios da Área IV.

Área VI: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Área VII: Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso.

Capitais Norte: Manaus e Belém.