Análise das Categorias

Este Anuário traz os resultados de oito categorias de produtos que se destacam no mercado brasileiro de lojas de conveniência. Em conjunto, essas categorias representam mais de 90% do faturamento das lojas. São elas: Tabacaria, Bebidas Não-Alcoólicas, Cervejas, Bomboniere, Sorvetes, Snacks e Biscoitos, Bebidas Destiladas e Food Service.

Os dados analisados são resultado do levantamento feito pela Nielsen no “Mercado Total” de lojas de conveniência, em 2018. Para aprofundamento do desempenho das categorias, este estudo traz referências de matérias publicadas na mídia com informações sobre o mercado (mas não especialmente do setor de conveniência).

A categoria Food Service é a única exceção em relação à origem das informações aqui examinadas. Seus dados foram gerados e extraídos diretamente dos sistemas das lojas das associadas a Plural (am/pm, BR Mania e Select), logo não se referem ao Mercado Total Nielsen. Assim, os resultados do Food Service estão separados dos demais e sua participação não deve ser somada às participações das demais categorias.

É importante destacar que, em 2018, a Nielsen fez ajustes na base de dados de algumas Categorias, o que implicou diferenças pontuais em relação aos resultados divulgados em 2017. Além disso, houve alteração na nomenclatura dos produtos.

Nosso objetivo ao produzir este material é dar ao seu público – gestores e players do mercado de conveniência – informações relevantes para decisões e avaliações sobre a performance dos seus negócios. Além disso, queremos enriquecer o conhecimento de acadêmicos, estudantes e simpatizantes do setor sobre esse importante e promissor canal varejista.

Participação das categorias - % no faturamento

Categoria 2017 2018
TABACARIA 40,6 40,3
CERVEJAS 20,8 21,1
BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS 17,8 17,8
BOMBONIERE 9,7 9,5
SORVETES 4,9 4,7
SNACKS E BISCOITOS 5,0 5,0
BEBIDAS DESTILADAS 1,3 1,6

Fonte Nielsen

Participação da categoria - % no faturamento das Associadas

Categoria 2017 2018
FOOD SERVICE 16,2 18,2

Fonte: Plural