Águas, Sucos e Chás (ASCs)

Ao longo dos últimos anos, estamos acompanhando mudanças significativas nos hábitos de consumo de alimentos e bebidas, fruto da busca do consumidor por um estilo de vida e de alimentação mais saudáveis. Essa preocupação com o bem-estar está bem presente nas gerações Y e Z.

A indústria, com foco na oportunidade que a onda da “saudabilidade” proporciona, investe em inovações e em variedade de ofertas, envolvendo novos sabores, versões e embalagens.

O grupo das subcategorias Águas, Sucos e Chás atende essa importante e crescente demanda. Assim, ele merece atenção especial das lojas de conveniência, que devem garantir a presença e a exposição adequada dos seus diversos itens.

Entre as subcategorias, o maior share em vendas é de Águas, que vem crescendo ano após ano. Seu sortimento e gestão de estoque precisam de cuidado especial, bem como o espaço designado a seus SKUs.

Resultados de 2018 - Mercado Total de Lojas de Conveniência (Nielsen)

  • Apesar da tendência de aumento de consumo dos produtos desse grupo de Subcategorias, em 2018 a participação em faturamento de Águas, Sucos e Chás na Categoria de Bebidas Não Alcoólicas caiu, fechando o ano em 33,5% no Mercado Total Nielsen (versus 34,8%, em 2017).
  • Dentro do grupo, Águas representaram 62,8%; Sucos 29,4% e Chás Prontos 7,8%. Enquanto a primeira ganhou 1,5 pontos percentuais em share, as outras duas perderam participação.

Águas

  • A subcategoria Águas vem ganhando participação crescente nas vendas do grupo “ASCs”. Em 2012, Águas tinha 47,6% de share; em 2014, 52,2%; em 2016, 57,2%; e em 2018 apresentou 62,8% em contribuição.
  • No ranking dos fabricantes, em 2018, as quatro primeiras colocações foram as seguintes: COCA-COLA CIA, MINALBA BRASIL, DANONE e EMPRESA DE ÁGUAS OURO FINO. A tabela de 2017 apresenta variação em relação aos dados divulgados no ano passado porque considera a venda/concessão de marcas de águas da Nestlé para o Grupo Queiroz Filho (Minalba).
  • No ranking das marcas, CRYSTAL e MINALBA mantiveram a 1ª e a 2ª posições, respectivamente. INDAIA passou de 5ª para 3ª posição, fazendo com que BONAFONT e OURO FINO caíssem em suas colocações.
  • CRYSTAL,DESC,PET/PVC,500 A 599 ML,S/GAS; CRYSTAL,DESC,PET/PVC,500 A 599 ML,C/GAS; MINALBA,DESC,PET/PVC,500 A 599 ML,S/GAS; CRYSTAL,DESC,PET/PVC,1.500 A 1.999 ML,S/GAS; e MINALBA,DESC,PET/PVC,1.500 A 1.999 ML,S/GA destacam-se nos 5 primeiros lugares da lista dos produtos Top 10.

 

Sucos

  • Assim como no ano anterior, Sucos perderam participação no grupo das Subcategorias ASC, atingindo 29,4% de share, em 2018 (vs. 30,1% em 2017 – ligeira queda de 0,7 ponto percentual).
  • A liderança entre os fabricantes permaneceu com a COCA-COLA CIA, seguida de AGRO PRATINHA. A NATURAL ONE ganhou a terceira posição no pódio, ultrapassando a WOW NUTRITION, 4ª colocada. TAMPICO manteve o 5º lugar.
  • DEL VALLE, PRATS e SU FRESH ocuparam o 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente, no ranking das marcas.
  • OUTRAS MARCAS, PLASTICO, LARANJA, 251 A 400 ML; PRATS, PLASTICO, LARANJA, 251 A 400 ML; DEL VALLE, CARTONADO, UVA, 801 A 1000 ML; PRATS, PLASTICO, LARANJA,801 A 1000 ML; e OUTROS MARCA, PLASTICO, LARANJA, 801 A 1000 ML são os Top 5 na lista de produtos com maior venda.

Chás

  • Em 2018, a participação de Chás foi de 7,8% no grupo das ASCs (menos 0,8 ponto percentual, quando comparada a 2017).

  • As três primeiras posições no ranking de fabricantes permaneceram as mesmas de 2017: COCA-COLA CIA, WOW NUTRITION e AMBEV.

  • A joint venture entre Coca e Nestle para a marca NESTEA terminou. A marca LIV, que em 2017 compunha OUTRAS MARCAS, passou a figurar no ranking.

  • O ranking das marcas foi liderado por MATTE LEAO, seguido de LEAO FUZE; FEEL GOOD; LIPTON; DO BEM; e LIV.

  • Entre os produtos, LEAO FUZE, PESSEGO, ATE 300, PLASTICO, PRETO, REGULAR; LEAO FUZE, LIMAO, ATE 300, PLASTICO, PRETO, REGULAR  e     MATTE LEAO, NATURAL, ATE 300, PLASTICO, MATE, REGULAR mantiveram as suas colocações em 1º. 2º e 3º lugar, respectivamente.

 

Mercado de água mineral tem forte expansão

“O mercado brasileiro de água mineral natural cresceu 61% de 2010 a 2018, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcóolicas (Abir) e hoje posiciona-se como o quinto maior do mundo, atrás da China, dos Estados Unidos, do México e da Indonésia, segundo a The International Bottled Water Association (IBWA). Em consumo per capita, no entanto, o país ainda tem muito a evoluir a partir da 15ª posição que ocupa no mundo em águas engarrafadas (…)”

Publicado em 22/03/2019
Fonte: site do Jornal Valor Econômico

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“Grupo Edson Queiroz inicia operação das marcas negociadas com a Nestlé Waters

Operação inicia nesta segunda-feira (03). Para gerir todas essas marcas, o Grupo criou a divisão de águas Minalba Brasil.”

“O Grupo Edson Queiroz, detentor das águas minerais Indaiá e Minalba, começa a operar nesta segunda-feira (03) as marcas São Lourenço® e Petrópolis®, recém-adquiridas da Nestlé, bem como a marca Nestlé Pureza Vital®, por meio de acordo de licenciamento, e as marcas globais premium Perrier®, S. Pellegrino® e Acqua Panna®, em regime de distribuição, com exclusividade em todo o Brasil. Com isso, o Grupo se consolida como maior do país no segmento (…)”

Publicada em 03/09/2018
Fonte: http://www.edsonqueiroz.com.br/

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“Coca-Cola Brasil lança Smartwater no país

Empresa investe em inovação para trazer marca global de água, líder do segmento premium nos Estados Unidos, para o Brasil”

“Smartwater, marca global de água da The Coca-Cola Company, chega ao Brasil este mês trazendo uma proposta premium e inovadora no segmento de águas engarrafadas. Inspirada no ciclo natural da água, com um sistema de purificação por vapor que simula o processo de formação das nuvens, Smartwater é adicionada de sais, livre de sódio e seu pH é neutro (…).”

Release de 21/11/2018
Fonte: site Coca-Cola Brasil

“Coca-Cola Brasil entra no mercado de água de coco

Com a marca Del Valle, além da água de coco tradicional, bebida terá versão com suco de fruta nos sabores manga e maracujá”

“A partir deste mês, a Coca-Cola Brasil passa a ter água de coco em seu portfólio de bebidas. Novo integrante da família Del Valle, marca de sucos da empresa, Del Valle Água de Coco terá três sabores: a tradicional água de coco, água de coco com manga e água de coco com maracujá. Os novos produtos não têm adição de conservantes e serão vendidos em caixinhas Tetra Pak de 200ml e 1l (…)”

Publicado em 24/09/2018
Fonte: Redação Food Service News

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“Coca-Cola Brasil decide competir na categoria de sucos concentrados

A Coca-Cola Brasil irá competir no mercado brasileiro de sucos concentrados, com a marca Del Valle. O objetivo é atender uma parte relevante dos consumidores brasileiros, que buscam no produto uma opção mais barata em relação aos sucos prontos (…)”

Publicado em 26/11/2018
Fonte: site do Jornal Valor Econômico

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“Suco de fruta + água com gás: o novo sabor da Coca no Brasil

Nova marca da companhia, Yas pretende ajudar a difundir o hábito de consumo por bebidas gaseificadas”

“Água com gás e suco de fruta é a nova combinação com a qual a Coca-Cola pretende agradar o paladar dos consumidores brasileiros. Nesta quarta-feira, 19, a marca anunciou o lançamento da Yas, nova marca de seu portfólio que chega ao mercado nos sabores Maçã & Chá Preto, Laranja & Maracujá e Uva (…).”

Publicado em 19/09/2018
Fonte: site Meio&Mensagem

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Chás: uma das categorias de bebidas que mais cresce a cada ano

“A produção do setor de bebidas não alcoólicas no Brasil apresentou progressivo aumento no período de 2010 a 2015. De acordo com dados de 2016 da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (ABIR), os chás prontos para beber, também chamados de Ready to Drink (RTD), são uma das categorias que mais cresceu no período – houve um aumento de 53,93% na produção destas bebidas(…)”

Publicado em 03/04/2018
Fonte: site da ABIR – Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas

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SHARE SUBCATEGORIAS - ASCs (%)

2017 2018
ÁGUAS 61,3 62,8
SUCOS 30,1 29,4
CHÁS 8,6 7,8

Fonte: Nielsen

RANKING PRODUTOS - Águas, Sucos e Chás

2017 2018
CRYSTAL S/GAS, 500 A 599ML PET Água 1 1
CRYSTAL C/GAS, 500 A 599ML, PET Água 2 2
MINALBA S/GAS, 500 A 599ML, PET Água 4 3
CRYSTAL S/GAS, 1500 A 1999ML, PET Água 3 4
MINALBA S/GAS, 1500 A 1999ML, PET Água 6 5
BONAFONT S/ GAS, 500 A 599ML, PET Água 5 6
INDAIA S/GAS, 500 A 599ML, PET Água 9 7
AGUA DA PEDRA S/ GAS, 500 A 599ML, PET Água 18 8
OURO FINO S/ GAS, 500 A 599ML, PET Água 7 9
MINALBA C/GAS, 500 A 599 ML, PET Água 19 10

Fonte: Nielsen